Quem sou eu

Minha foto
Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina. Sou Pedagoga de formação, artesã, modelista formada pela escola de alta costura Madame Bastos, blogueira.Adoro artesanato, estou sempre em busca de algo novo.

Seguidores

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Joaninhas

Procuramos sempre reproduzir as nossa peças o mais próximo da realidade. Então com esse pensamento que fui pesquisar e observar as joaninhas. A questão das antenas, que todos colocam no alto da cabeça da joaninha. Porém as antenas são como o nariz delas, serve para detectar cheiro e gosto. E prestando bem atenção em uma joaninha de verdade , as antenas é perto da boca.Abaixo tem um texto falando sobre as joaninhas.
 


As Joaninhas (Coccienella septempuntat) são insetos da Ordem Coleóptera (Besouros) multicoloridos da família CoccinellidaeFilo Arthropoda, holometábolos (que desenvolvem Reprodução Completa: Ovo, larva, Pulpa e Adulto).
Apesar da extrema beleza, são predadores vorazes de outros insetos pragas na Agricultura, servindo, portanto como ótimos indicadores e controladores Biológicos. Sua forma de defesa são Suas cores fortes que sugerem ao predador natural cautela, quanto a veneno, ou gosto Impalatável ao ser devorada.
Algumas espécies ao repousar se deitam com o Abdômen para cima e excretam uma substância de odor desagradável, fingindo-se de Mortas e desviando a atenção do predador Natural. A Fêmea pode colocar entre Dez a Mais de Mil ovos por Postura, geralmente agrupados sobre Folhas ou Caule de Plantas.
Assim com os demais insetos, são organismos Dioicos, ou seja, existem anatomicamente machos e fêmeas, inclusive existindo em algumas espécies diferenças morfológicas bastante nítidas e distinguíveis.
Seus ovos eclodem em uma semana e esses insetos podem viver até cento e oitenta dias. Nada ruim para um minúsculo inseto que pode medir entre um e Dez Milímetros. Há cerca de quatro mil e quinhentas espécies na família, distribuídas entre trezentos e cinquenta no Gênero distinguíveis por padrões de cores e pintas nas carapaças (exoesqueleto quitinoso).
Possuem Duas Antenas (Sensores), para detectar Cheiro e Gosto. São capturados por insetos maiores como Vespas; Pássaros e Anfíbios.
Apesar da Grande utilidade das Joaninhas na Agricultura, estão Sujeitas à Extinção, pelo uso Indiscriminado de Agrotóxicos, sem falar nas Queimadas criminosas. Portanto, para que possamos Preservá-las, conheçamos mais esse minúsculo inseto, que enche nosso mundo com seu maravilhoso Colorido e Protege nossa Alimentação.

Biólogo Ambiental Carlos Simas
fonte:http://biologocarlossimas.blogspot.com.br/2012/03/joaninha-coccienella-septempuntat.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário